RESENHA DO SEGUNDO QUARTO - PAG 32 A 74


Para começar a resenha, uma parábola, para pensar

“dois cachorros, diante da internet: não se preocupe, ninguém vai perceber que você é um cachorro”;

Sabem o que significa ?? existe contato pessoal ?? você sabe com quem está se relacionando, através dos computadores ?? Você já conversou com o seu chefe, seu colega ou qualquer pessoa que se relaciona no dia a dia ?? ESTÁ EM DÚVIDA ........Muito compreensível.
Hoje em dia, dentro da maiorias das grandes organizações, par um enorme prejuízo da ética do relacionamento, está a falta de contato pessoal; conforme cita o autor, a tragédia do relacionamento, que invalida a comunicação, está a falta de retorno, a falta de feedback, ou seja, uma conversa pessoal, para troca de ideias sobre a evolução dos fatos e, principalmente, das pessoas.
A troca, a conversa, entre membros de equipes, leva, sempre a obtenção de novas informações, para melhoria de conhecimento, melhor compreensão do que se passa ao seu redor, levando a uma melhor avaliação de seu trabalho, e maior procura e aplicação de ações de melhoria. Porém, é certo que a maioria das pessoas têm medo deste processo, resiste `novas informações, e, consequentemente à mudanças, às vezes radicais.

=Ser agente de mudanças significa, por meio de estratégia,=
=transformar ameaças em oportunidades=

Para que haja uma melhor compreensão de novos métodos, a liderança deve partir de um processo racional e integrado de renovação, muito bem empregado no livro, pelo autor:
-conscientização
-protesto
-propostas
-aplicações
-avaliações
-novas conscientizações

A partir do processo, com certeza, inovações serão bem absorvidas pou uma equipe, por uma organização. Porém, para que os processos sejam bem aplicados, os líderes devem ser seguros, nunca autoritários, com um perfil bem definido como cordial, persuasivo e, principalmente, comprometido com as mudanças. Além de possuir uma formação ampla para o assunto, deve desenvolver três virtudes necessárias ao líder:
-humildade – sempre pronto para ouvir e aprender
-paciência – educar e transformar
-esperança – acreditar e persistir .

=Pensar é reelaborar, construir em cima, repensar=

O líder deve, para manter a ética viva, sempre deixar que os seus subordinados pensem, tenham organização e vontade próprias, com conhecimento amplo, sempre de acordo com as normas por ele supervisionadas e, nunca fazer com que a tecnologia trave a inteligencia dos seres pensantes que formam sua equipe.....é o desenvolvimento e amadurecimento da ética.Principios:

-informação - obtenção de informações
-conhecimento – retenção das informações
-compreensão – ter discernimento
-aplicação – saber utilizá-las
-aprendizagem – aumentar sua competência
-sabedoria – VISÃO

Mantendo os princípios , um líder conseguirá, sempre buscando melhorias, fazer com que sua organização consiga, de forma eficiente, passar por quaisquer mudanças de mercado, com tendências, às vezes por demais exigentes. Com mentes atualizadas, pensantes e, principalmente éticas, estratégias de mercado fluem com mais facilidade, e os resultados, da mesma forma.

=Como a Empresa responde às novas exigências,
diante de cenários extremamente mutáveis=

Com as anteriormente tratadas definições de “Empresa feliz”, onde funcionários participam dos processos e decisões da empresa, os valores humanos ficam mais fáceis de serem desenvolvidos no que se refere tanto ao relacionamento interpessoal entre os integrantes das equipes, como, principalmente no que se refere a estratégias de relacionamento e negociação com clientes e consumidores.
Também foi muito bem colocado pelo autor, o fator desburocratização, que torna os processos muito mais rápidos e claros, causando efeitos junto aos clientes muito bons, como confiança e credibilidade nos negócio acordados entre as partes, uma vez que tudo está bem claro, bem definido, conforme mandam os princípios éticos.
O item principal deste segundo quarto do livro, na minha visão administrativa, bastante humilde, é o que o autor, com muita propriedade chama de “A REDESCOBERTA DO CLIENTE”; com este pensamento, os princípios éticos são fundamentais, tendo em vista que, a partir daí, todos os produtos e serviços de uma organização devem visar, sempre, a satisfação final do cliente, no que se refere a atendimento, fechamento de negócios, cumprimento de prazos, qualidade dos produtos e, principalmente no atendimento humanizado, amoroso, sempre pronto para ouvir atentamente as expectativas dos clientes, críticas, se houver, para que o cliente se sinta valorizado e a organização, através de processos transparentes e claros, e éticos, obtenha, do cliente, confiança, credibilidade e,por ele, seja ,sempre, considerado um verdadeiro “parceiro”.

por Ricardo Lourenço dos Santos