ARTIGO SOBRE ÉTICA NA GESTAO EMPRESARIAL 04

Ética empresarial começa no processo de seleção
Artigo publicado em 01 de abril de 2008 às 00:03
www.administradores.com.br
Por CGC Comunicação

A ética tem conquistado cada vez mais espaço dentro do universo corporativo e, para especialistas, o departamento de Recursos Humanos deve ser o fio condutor dessa tendência, já a partir do processo de seleção. Além disso, por lidar com pessoas - o objetivo central da ética - e por se relacionar com as demais áreas das empresas, a área de recursos humanos desempenha posição estratégica para a implementação do Código de Ética na empresa.
Nessa perspectiva, a entrevista pessoal - uma das fases mais importantes do processo de seleção - deve seguir preceitos éticos. Muitas vezes, o selecionador pode expor o indivíduo a situações que podem provocar distorções na sua avaliação.
Pesquisas revelam que 60% das empresas dão alguma importância a informações sobre hobbies e preferências pessoais, já que, por meio delas, é possível constatar características relacionadas ao comportamento do candidato. É fato que, via de regra, as pessoas são contratadas por seus conhecimentos, experiências e habilidades e são geralmente demitidas por suas atitudes. Daí a importância de se avaliar as competências comportamentais.