CORRUPÇÃO - A FÁBULA

A ética aproximou-se do portal da cidade, no alto do monte, onde pôde contemplara a desolação do povo, dominado pela corrupção;
Nada podia fazer, pois, seu ingresso era vetado, só podendo ocorrer quando houvesse alguma solicitação explícita;
A corrupção, tendo por auxiliar imediata a miséria, mantinha todos tiranizados e inibidos;
A ética pensou, então, em um estratagema: enviaria três emissários, previamente instruídos, para atuarem em seu nome;
Como a fome era generalizada, convocou o dinheiro, e como haveria necessidade de decisões, chamou o poder. Complementando, para garantir consistência e equilíbrio, valeu-se da educação;
Reuniu os três e apelou para o espírito de equipe e de responsabilidade social. Em dois meses voltaria para conferir, solicitando para que estivessem na data e horário marcados;

No dia combinado, a ética somente encontrou, aguardando, a educação;
"onde estão os outros" ? perguntou ???
"O dinheiro e o poder aliaram-se à corrupção e ampliaram o domínio da miséria", respondeu;

"E você, sente-se derrotada" ?, provoca a ética;
"Pelo contrário, sinto que nessa conjuntura, maior minha responsabilidade, pois, somente com meu apoio pode acontecer a renovação, e, então, surgirá nossa mais forte aliada: a liderança";

Agora sim, convidada pela educação, a ética teve condições de entrar na comunidade e, em sinergia, ética, Educação e Liderança abriram um clarão no charco em que se mergulhava a cidade.


Por Francisco Gomes de Matos

RESENHA SOBRE PRIMEIRO QUARTO DO LIVRO ( Págs 01 até 31)


Neste primeiro quarto do livro proposto, o autor, em sua introdução nos faz refletir de que maneira, ou maneiras, podemos enxergar a ética; como, através de diversas, e bastante interessantes, reflexões, podemos fazer, de acordo com nossas conveniências, ou conveniências de terceiros, com que o sentido de ética seja totalmente transformado, até chamando de meia-ética cada conjunto de características para se variar o sentido de ética (ver texto para reflexão).
Da mesma forma que trata da ética como meia verdade, o autor nos faz refletir, através da frase citada pelo Papa Pio XII, “ O homem criou Deus à sua imagem e semelhança”, citada como o mal do século, quando deforma a frase bíblica “Deus criou o homem à sua imagem e sua semelhança”, que a ética é uma ciência da verdade, , e que a ética e a verdade são a essência de existência da consciência humana, e que tal fórmula não pode ficar fora de qualquer discussão ou reflexão sobre a existência do homem.
A justiça, a liberdade e a solidariedade são verdadeiros pilares éticos numa sociedade, pois, sendo respeitados, dão sustentação ética, maior dignidade, à sociedade, àqueles que nela existem, , fundamental para o relacionamento interpessoal, no trabalho, sociedade, lazer, etc. Para se fazer respeitar os valores éticos de uma organização, tema de nosso livro referência, precisaremos, sempre, de uma liderança, integrada, flexível, dotada de visão e ação estratégicas, para tornar-se competente, que inclui dentro de si a ética, para que haja sempre justiça, liberdade e solidariedade.
Nos é apresentada uma visão bastante romântica sobre ética, onde são colocados princípios básicos de relacionamento entre pessoas, líderes e a sociedade com seus pilares éticos para existência. Considerando que, do romantismo para a realidade, existem um grande espaço não preenchido, ou, uma rejeição à ética, deve-se, sempre, haver uma modelo de Ação, estratégico, para que os princípios básicos sejam levados à frente.
Entrando em nosso foco, a ética dentro das organizações,em suas gestões, achei interessante o questionamento sobre a existência dos “códigos de ética” traçados para as organizações, como um código penal da empresa, como uma constituição dentro da empresa; Se nem um nem outro são respeitados 100% pela sociedade e seus líderes, será que vai acontecer dentro de uma organização ?
O que será preciso para que isso aconteça com força e expressividade ?? Com certeza, o sucesso ou não de uma organização vai depender de seu comportamento ético, tanto interna quanto externamente.
Dentro das empresas, conforme trata o autor, os gestores, os administradores, devem estar sempre atentos às influências externas, principalmente dos meios de comunicação, quanto à disseminação de que “um pouco de falta de ética não faz mal a ninguém”, as vezes, a expressão “um pouco” é totalmente esquecida. Essa cultura, normalmente, é muito aceita pelos ambientes onde não há trabalho em equipe, onde há a competição predatória entre colegas de trabalho.
O trabalho em equipe é fundamental para a disseminação de idéias éticas, tais como” o resultado é da equipe”, então, por que não trabalhar com ela e para ela ?? Uma equipe unida, integrada, fatalmente terá princípios éticos muito firmes e resultados bastante positivos.
Em equipes, é fundamental se ter : liberdade, dignidade e/com responsabilidade, igualdade de oportunidades, principalmente, direitos humanos, muito valorizados, hoje, nas organizações que mantém como compromisso ética e responsabilidade social.
Dentro da filosofia de ética e responsabilidade social, entra, definitivamente, o valor da amorosidade, onde os integrantes das equipes se gostam, se admiram, se ajudam, e, juntos constroem resultados positivos, gerando produção, produtividade e LUCRO; Ética dá lucro, com certeza. E, a falta de ética gera imensos prejuízos, comprovadamente.
É fantástica a caracterização de uma empresa feliz, existem: Harmonização afetiva – amizade entre os membros das equipes, gerando clima de felicidade; segurança social e técnica : Gerencia educadora, não punidora; Contribuição à causa comum: Solidariedade e Valorização pessoal: através de feedbacks valorativos, ao contrario do muito se pune, pouco se elogia. ( quem dera todos os gestores fossem assim);

A ética é essencial, e o amor é a essência desse essencial.

O foco deve ser o homem, em dignidade e oportunidades;
O homem em equipes inteligentes, integrado e interagindo.

Ética não está no discurso,
está no exemplo.

ÉTICA É VIDA.

TEXTO PARA REFLEXÃO SOBRE "O QUE FAZER COM A ÉTICA", SEGUNDO O AUTOR

"O pesquisador queria saber onde estava a ética;
foi ao céu;
"claro que ela está aqui";
Lá estava a ética, deslumbrante e transparente, inspirando amor, coragem realização e felicidade ;
Satisfeito, mas por mera formalidade, resolve ir ao inferno;
"Claro que ela está aqui", diz o Demo;
Lá estava a ética, insinuante, nebulosa, astuta e dissimulada, sugerindo ambição, poder, corrupção e competição predatória;
Já em retirada, o pesquisador, confuso,sentiu que era puxado e viu uma figura diminuta,estranha, nem bonita nem feia, nem simpática nem atipaticatica, mas que exibia vasta popularidade;
E, ficou perplexo quando ela se revelou:
"Sou a meia-ética"

INTRODUÇÃO AO TEMA PROPOSTO



ÉTICA TEM SALVAÇÃO



SIM, caso haja:

Cosnscientização, vontade, competência e ação;

pressupõe competência;

A incompetência é a raiz da injustiça social.

É ético quem acredita ser,

princípio básico da atitude,

princípio esse, complementado pela ação ética.

Ser ético implica passar pelo teste das três essencialidades:

1) Sentir necessidade de ser;

2) Querer ser;

3) Saber ser.

É importante a predisposição.

É imprescindível a vontade.

Mas, pouco se é, sem a competência, o saber ético.

Não há vida autentica sem ÉTICA.


Por Francisco Gomes de Matos